Visita de intercâmbio para a reserva da Biosfera Bolama – Bijagós

Dados Gerais

Visita de intercâmbio para a reserva da Biosfera Bolama - Bijagós

  • Nome: Troca de experiências entre a Reserva da Biosfera Bolama-Bijagós e as Áreas Marinhas Protegidas de Santo Antão, Cabo Verde
    Experiências da Reserva da Biosfera Bolama-Bijagós e das Áreas Marinhas Protegidas
  • Duração: 8 meses
  • Período: janeiro à agosto de 2024
  • Financiador: RAMPAO – Réseau Régional d’Aires Marines Protégées en Afrique de l’Ouest
  • Parceiros: Associação Nova Experiência Marítima de Cruzinha, Associação de Pescadores de Ponta do Sol, Associação de Pescadores de Tarrafal, Associação Comunitária de Monte Trigo, Instituto Marítimo e Portuário, Câmara Municipal da Ribeira Grande, IBAP, Tiniguena.

 

Objetivos

Objetivo Geral

Realizar um intercâmbio de sensibilização e troca de experiências entre os atores das AMP’s na ilha de Santo Antão e a Reserva da Biosfera do Arquipélago de Bolama-Bijagós.

Este projeto pretende promover uma maior sensibilização aos pescadores artesanais da ilha de Santo Antão, especialmente aqueles utilizadores do Parque Natural Marinho de Cruzinha e da futura AMP de Tarrafal e Monte Trigo. Também pretende-se com este projeto, estreitar os laços com os parceiros locais relativamente a aplicação das medidas de gestão das AMP’s, por forma a combater a sobre-exploração da pesca na nossa ilha.

Objetivos específicos

Sensibilizar os parceiros locais relativamente às medidas de gestão das AMP’s.

Proporcionar aos pescadores a oportunidade de verificarem “in loco” uma AMP funcional.

Conseguir uma maior aproximação aos pescadores, criando uma relação de confiança que possa facilitar o trabalho participativo, crucial para a implementação de medidas de gestão do Parque Natural Marinho de Cruzinha e a criação da futura AMP de Tarrafal e Monte Trigo.

Consolidar as sinergias entre a nossa ONG e os atores institucionais.

Principais atividades

Galeria