Terrimar

TerrimarLogo

Sobre nós

Nossa história

Construindo um futuro mais sustentável para as gerações vindouras.

A Terrimar – Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, criada em 2021, é uma organização sem fins lucartivos que tem como a finalidade a proteção e conservação ambiental, e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Esta organização, porém, nasce já com 10 anos de experiência, pois a mesma origina da alteração do nome “Projeto Vitó Porto Novo”, que atuou na ilha de Santo Antão (mais especificamente no Concelho do Porto Novo) desde 2011. Durante este período, trabalhamos com enfoque na conservação das tartarugas marinhas, especialmente no combate à captura destes animais, tanto nas praias de desova quanto no mar. Este trabalho tem sido realizado através da monitorização da reprodução nas praias de desova, especialmente no Concelho do Porto, com patrulhas noturnas e censos matinais, num total de 18 Km de praias (Porto Novo e Tarrafal de Monte Trigo). Nossa organização sempre apresentou uma forte componente de sensibilização e educação ambiental, e várias foram as atividades desenvolvidas neste âmbito em escolas, comunidades, procurando alcançar o maior público possível.

Missão

Promover o desenvolvimento sustentável e garantir a gestão racional da biodiversidade em benefício das pessoas e da natureza, através do envolvimento das comunidades nas tomadas de decisão relativas à gestão ambiental e territorial.

Visão

Ser uma referência a nível de conservação de habitats e espécies terrestres e marinhas da ilha de Santo Antão. Ter comunidades sensibilizadas e capacitadas para que se tornem agentes ativos na construção de um futuro mais equilibrado e saudável para o planeta.

Valores

A TERRIMAR tem uma forte componente ambiental e social e pauta-se pelos valores consagrados na Constituição da República de Cabo Verde e por princípios de excelência, honestidade e rigor. Aposta na juventude, em relações de confiança e em parcerias para atingir os seus objetivos, com perseverança e tendo sempre em linha de conta as questões relacionadas ao género.

Nossa equipa

Cada membro da nossa equipa é mais do que um colaborador; são peças-chave numa engrenagem que gira continuamente, impulsionando-nos na direção da excelência.

Vice-presidente do Conselho Diretivo

Assistente de projeto de plantas endémicas

Financeiro_Assistente administrativo

Coordenadora do Programa de Conservação de Plantas Endémicas

Assistente de projeto de plantas endémicas

Diretora Executiva

Presidente do Conselho Diretivo

Nossos parceiros

Juntos, construímos pontes para um futuro sustentável, unindo esforços e compromissos pela conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Obrigado por serem parte essencial desta causa compartilhada.

Gerais

Financeiros/Técnicos